Os avanços tecnológicos ao longo deste ano continuarão a influenciar a forma como os consumidores navegam e compram dentro e fora de um ambiente comercial. A Euromonitor analisa as tendências emergentes mais rápidas que podem ganhar força no próximo ano, fornecendo insight sobre a mudança nos valores e prioridades dos consumidores e explorando como o comportamento destes consumidores em processo de mudança está causando a desconstrução nos modelos de negócios globalmente.

TODOS SÃO ESPECIALISTAS

Estamos ficando mais sabeis! “Todos são especialistas” expressa a mudança no poder entre varejista e consumidor. Antes, os consumidores contavam com uma marca ou fonte de informações específica para obter o que queriam; mas, agora, as empresas precisam inovar constantemente e reduzir os preços, além de simplificar e melhorar a estética de suas ofertas para atrair os compradores. Na raiz da tendência está a necessidade quase compulsiva que os consumidores digitais têm de absorver e compartilhar informações. Conforme o comércio eletrônico continue crescendo em todo o mundo, todos os setores terão que se adaptar às novas demandas dos consumidores para continuar sendo relevantes

POSSO CUIDAR DE MIM MESMO

Estamos nos tornando mais autossuficientes! O foco de “Posso cuidar de mim mesmo” são as medidas preventivas e de consumo contra doenças, infelicidade e desconforto que as pessoas podem tomar sem precisar consultar um profissional. Elas podem usar aplicativos e serviços de personalização para desenvolver um produto exclusivamente seu sem precisar interagir constantemente com as mídias sociais e marketing das marcas. Poder “cuidar de si mesmo” é visto como um luxo que permite que as pessoas sejam mais versáteis e expandam suas possibilidades. Coordenar, planejar e personalizar sua vida permite ser mais flexível.

EXIGIMOS URGÊNCIA

Estilos de vida movidos pela eficiência vão além da gratificação instantânea. Os consumidores da tendência “Eu quero agora! ”, procuram experiências sem atritos que combinem com seus estilos de vida, para que possam dedicar mais tempo às suas vidas profissionais ou sociais. A gestão de dados do usuário e o acesso da empresa à essas informações estão no centro das discussões. A confiança do público quanto a esse acesso e como ele será usado determinará, por fim, a longevidade dessa tendência.

DE VOLTA AO BÁSICO

Queremos exibir nossa autenticidade! Os consumidores da tendência “De volta ao básico pelo status” procuram produtos e experiências autênticas e diferenciadas que permitam expressar sua individualidade. Os consumidores em economias desenvolvidas estão reavaliando seus hábitos de consumo, se afastando do materialismo excessivo para se aproximar da simplicidade, autenticidade e individualidade. À medida que as economias emergentes se desenvolvam ainda mais, o mesmo padrão deverá surgir nelas; cansados de produtos genéricos, os consumidores darão valor a ofertas de mais qualidade, exclusivas e diferenciadas, que transmitam um certo nível de status.

QUERO UM MUNDO SEM PLÁSTICO

Queremos ter um impacto no nosso mundo! A pressão por uma sociedade sem resíduos de plástico ganhou força nos últimos 12 meses e, em 2019, o movimento “Quero um mundo sem plástico” se fortalecerá ainda mais. A durabilidade das embalagens plásticas está sendo cuidadosamente avaliada devido à presença poluidora do plástico como resíduo no ambiente. Cada vez mais, os consumidores usarão suas carteiras para protestar contra o uso irresponsável do plástico, o que pode, por sua vez, criar um círculo vicioso no qual os setores, desde de alimentação aos fabricantes de beleza e cuidados pessoais, entre outros, poderiam se beneficiar ao melhorarem suas práticas sustentáveis.

CONSUMIDOR CONSCIENTE

Queremos ser sensatos! O “Consumidor consciente” de hoje é flexível e escolhe de acordo com a ocasião. O posicionamento ético, que costumava ser domínio de fabricantes de nicho, está sendo adotado por empresas convencionais através de alternativas voltadas ao bem-estar entre os produtos que já estão no mercado. Os “Consumidores conscientes” são influentes e a tendência se espalhará entre outras pessoas. Preocupações sobre o bem-estar animal evoluirão ainda mais e chegarão a outros setores além de alimentação, beleza e moda, como produtos de limpeza, decoração, ração animal, entre outros. O significado de um negócio responsável está mudando, exigindo que as empresas melhorem os padrões mínimos de bem-estar animal até para os produtos mais comuns

ENCONTRANDO MEU ´JOMO´

Somos propositais! O medo de ficar de fora deu lugar à apropriação do tempo para si mesmo, à medida que as pessoas encontram felicidade em “ficar de fora”. Para proteger seu bem-estar mental, os consumidores da tendência “Encontrando meu ‘JOMO’ (Joy Of Missing Out, traduzido como prazer em ficar de fora)” querem ser mais propositais com seu tempo, definir seus próprios limites e ser mais seletivos em suas atividades. Em todo o mundo, os millennials sentem a necessidade de recuperar esse poder mais intensamente do que outras gerações. A desconexão planejada os proporciona tempo para refletir e agir livremente, concentrando apenas no que eles realmente querem e gostam de fazer. Em mercados em desenvolvimento, a internet pode ser a origem de níveis mais altos de estresse, especialmente quando estar conectado está tão ligado a serviços essenciais.

DIGITALMENTE JUNTOS

Podemos, realmente, ficar juntos digitalmente? A onipresença cada vez maior da internet de alta velocidade, especialmente o desenvolvimento da internet móvel, está gerando experiências interativas em tempo real no mundo digital e facilitando a colaboração instantânea de grandes arquivos. De sites de relacionamentos à educação, começamos a esperar interações online mais autênticas e realistas. Nosso crescente conforto em compartilhar nossos amigos, localização e atividades online resultará no desenvolvimento de novas formas de interação. À medida que nossas habilidades tecnológicas e nossa comodidade ao usá-las crescem, também aumentará o potencial do que pode ser criado ou vivido junto, mas remotamente.

VIDA SOLITÁRIA

Mas nunca fomos tão solitários! Em todo o mundo, o número de residências com uma única pessoa superará o crescimento de lares de todos os outros tamanhos; espera-se que os baby boomers sejam grande parte desse crescimento. Enquanto os baby boomers são associados aos altos índices de divórcios, muitas pessoas das gerações mais novas rejeitam totalmente o casamentos e coabitação. Elas estão abrindo terreno para uma tendência que certamente ultrapassará sua geração. Pessoas de todo o planeta estão acabando com o estigma de viver sozinho, assumindo um estilo de vida independente e curtindo essa “Vida Solitária”. O instituto Pew Research Center estima que, quando os jovens adultos americanos fizerem 50 anos, 25% deles terão sido solteiros durante toda a sua vida.

AGNÓSTICOS

Somos eternamente jovens! Os consumidores da tendência “Agnósticos quanto a idade” não seguem as expectativas demográficas, todos se conectam. O segredo para ganhar e manter a lealdade e a confiança deles é desenvolver produtos e serviços que sejam acessíveis universalmente, mesmo quando desenvolvidos para pessoas mais velhas. Os baby boomers têm muito mais em comum com os valores e prioridades dos millennials e das gerações mais novas do que muita gente percebe, e é essa mentalidade inclusiva que precisa ser compreendida e melhor atendida no futuro. Universal e receptivo, o foco da tendência é cuidar de si mesmo, se prevenir e aproveitar a vida. A prioridade é o equilíbrio mental, espiritual e físico.

Baixar artigo completo em https://www.euromonitor.com/top-five-digital-consumer-trends-in-2019/report