As questões relacionadas à inclusão de grupos definidos como marginalizados na sociedade é algo que cresce e se instaura cada vez mais. Neste conceito, surge o Marketing Inclusivo, com o intuito de aderir às causas sociais, compreender a diversidade do ser humano e se comprometer com ações de apoio aos valores dos consumidores.

A importância da inclusão e do olhar para minorias sociais, raciais, questões de gênero, diferentes corpos, cultura, entre outros aspectos se torna um benefício tanto para as empresas quanto para seus clientes, que se sentem representados e valorizados.

É importante ressaltar que o Marketing Inclusivo não é o uso de culturas, raças, sexualidade, etc na tentativa de ganhar visibilidade, mas sim a ampliação do público, com o intuito de incluir e expandir o mercado consumidor de uma marca. Em alguns casos, isso pode criar um marketing oportunista, sem interesse real na carga histórica e no impacto social, por isso é imprescindível conhecer afundo a diversidade e a real necessidade dos diversos grupos para que esse equívoco não aconteça.

Hoje, todos querem enxergar a si mesmos e sentirem-se representados nos meios de comunicação. Um exemplo de uma marca que recentemente atingiu essa representação foi a Band-Aid (Johnson & Johnson), que anunciou em sua conta do Instagram o lançamento de uma linha de curativos para diferentes tons de pele.

As marcas necessitam se adequar a esse novo Marketing Inclusivo, por isso a importância de uma investigação de mercado e um melhor entendimento da diversidade de seus consumidores.

A InLight Research está constantemente otimizando seu planejamento para que em conjunto com os clientes e parceiros possamos construir marcas e negócios sólidos, rentáveis e duradouros.

Texto: Nicole Lopes

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS!