O mundo vive a quarta era do desenvolvimento, tanto da indústria quanto do mercado em geral. A revolução 4.0 já modificou todo o meio de produção mundial e não é diferente no mercado de pesquisa.
Philip Kotler, consultor, professor e autor, considerado “pai do marketing moderno”, estabeleceu novos padrões de pensamento e execução em seu livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”, trazendo uma definição para o que é esse novo conceito.
O Marketing 4.0 é consequência da revolução digital. O marketing tradicional ainda estará presente nas estratégias das empresas, mas o marketing digital, ou seja, voltado para as mídias sociais e internet será o principal canal. Agora, o desafio é manejar a integração do marketing tradicional e do marketing digital. Nesta nova etapa, o grande desafio das marcas torna-se envolver um público cada vez mais sem tempo e impactado por inúmeros estímulos digitais.
A história do marketing foi pautada por diversas fases, é importante conhecê-las para entender como se dão as relações de mercado atuais. O marketing 1.0 foi relacionado à “era dos produtos”, ou seja, os clientes que precisavam se adaptar aos produtos, e as empresas faziam poucos esforços para atender às necessidades do consumidor, como por exemplo, a Ford, que só fabricava carros na cor preta.
Já o marketing 2.0 diz respeito ao período no qual as empresas começam a se preocupar mais com os consumidores, devido ao crescimento da concorrência, o cliente começou a ter mais opção de escolha, assim, esse novo mercado forçou as empresas a se atentarem mais na satisfação de seus clientes. Assim, o foco passou a estar no consumidor.
Agora, o marketing 3.0, é definido por Kotler por três características: colaboração, cultura e espiritualidade. Desse jeito, possui foco nos valores, e trata o consumidor como ser humano, assim, está totalmente ligado ao planejamento estratégico da empresa.
Isso tudo se transforma a partir do momento em que a internet permeia a vida das pessoas o tempo inteiro. As opções não faltam mais, qualquer pessoa pode consumir os conteúdos que quiser, pesquisar informações sobre produtos e marcas, saber as opiniões de outros consumidores e comprar produtos de qualquer lugar do mundo.
Anteriormente, a exclusividade de um produto ou serviço era o seu logo, mas, hoje, a marca será mais valorizada pela sua capacidade de incluir mercados emergentes no consumo. Agora, o social se torna mais importante que o individual, no Marketing 4.0, o consumo não é mais um ato individual, o compartilhamento de experiências pela internet cresce e influência nas escolhas de compra. Para as decisões dos consumidores, o “reconhecimento social” é determinante.
Deste modo, para concluir, o mercado mudou, e é importante que as empresas se adaptem aos seus novos fluxos. O Marketing 4.0 veio como uma evolução do setor de comunicação, que cresce juntamente com os avanços tecnológicos. Sendo assim, não se trata apenas das ações no ambiente online, mas é importante criar planos de marketing voltados para aquisição de clientes e gestão de marca nos canais digitais mais oportunos para sua empresa.
Com a Pesquisa de Mercado sua empresa terá as informações certas para a tomada de decisão. Sua empresa conseguirá ter um posicionamento de mercado estratégico, com base em dados.
by Nicole Lopes